sábado, 12 de novembro de 2016

O atual Sistema Educativo, apesar das reformas educativas que têm vindo a acontecer e da vontade manifesta de vários governos em pôr em prática reformas e novas reformas, ainda se encontra desenquadrado da realidade que vivemos, pois em pleno seculo XXI continuamos a utilizar as bases de um Sistema Educativo concebido há 2 séculos atrás. Este sistema educativo não acompanhou as mutações sociais, de origem económica e cultural.

O início de séc. XXI, envolto na sua conjuntura, nova, inesperada e singular, exige, à escola e ao sistema educativo, novos paradigmas que se direcionem para a necessidade de uma formação académica e profissional mais longa e constante, rompendo com o padrão enraizado de que há um tempo para formação (formação inicial) e um tempo para o trabalho e apontando, insistentemente, para a necessidade de uma formação mais longa e diversificada, que acompanhe o ser humano ao longo de toda a sua longevidade.



Não é possível estudar a educação desligada das evoluções sociais. A educação é produto de uma história de sociedade e ao mesmo tempo um determinante essencial para o futuro (Ramos, n. d:3).


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